sábado, novembro 14, 2009

A Revolução da Economia

No que se baseia economia? No simples facto de que temos uma moeda que todos aceitam como algo que se pode trocar por um bem ou serviço. Vejam que este sistema já é usado faz milhares de anos.

O que acontece actualmente é que vamos tendo gradualmente mais e mais meios de fazer tarefas ou produzir bens de forma automática, sem intervenção humana.

Logo, se chegarmos ao ponto extremo em que, por exemplo, já não precisamos de uma pessoa para nos produzir e distribuir comida, em que temos robots (ou escravos robóticos) que produzem e distribuem automaticamente essa comida, todo o factor humano é completamente descartado.

Do que serve a moeda neste caso? Supondo que não existe uma intervenção directa nem indirecta (e.g. reparação dos robots, produção dos robots), pois todo o sistema está robotizado?

A noção de ser mais rico ou mais pobre muda, pois essa noção, hoje em dia mede-se pelo capital de uma pessoa.

O que será ser "mais rico" nesse caso? Será ter mais meios que os outros? Pois dessa forma tem acesso a meios que os outros cobiçam.


Neste momento, todo este conceito ainda não faz total sentido, mas daqui a 50 ou 100 anos, creio que seja esse o paradigma de pensamento: um pensamento muito evoluído, em que cada vez mais vai existir um pensamento de comunidade, e não um pensamento individualista. Vejam a Internet de hoje em dia! É um perfeito sintoma da revolução que está para acontecer!

Sem comentários: